Enquanto a mídia repercute a polêmica em torno das piadas de Danilo Gentili no Twitter (sobre judeus, metrô e Auschwitz) e de Rafinha Bastos no seu solo de "stand-up" (sobre estupro e mulheres feias), a receita publicitária do programa que os projetou, o "CQC" (Band), não para de crescer.
Quem quiser desembolsar de R$ 360 mil a R$ 2,4 milhões (preço de tabela) por uma das ações de merchandising do programa terá de enfrentar uma fila de até seis meses, a depender de que algum dos 12 anunciantes atuais abra mão da vaga.
Já para anunciar nos intervalos, o custo é de R$ 108 mil (preço de tabela) por uma propaganda de 30 segundos.
Para um programa que vai ao ar na segunda à noite e tem audiência média de seis pontos no ibope, o valor é considerado alto. Cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande São Paulo.
Rafinha Bastos (alto) e Danilo Gentili continuam faturando alto apesar de piadas polêmicas no Twitter
Uma propaganda de 30 segundos no "Pânico" (Rede TV!), que é exibido aos domingos, dia considerado mais nobre, com dez pontos de audiência, sai por R$ 179 mil (preço de tabela).
"Se nosso público começar a ficar incomodado com esse tipo de humor e deixar de assistir ao programa, talvez a gente deixe de patrociná-lo, porque estou de olho no público e na maneira bacana com que o programa chega até ele", afirma Gabriela Onofre, diretora da P&G, que cuida da Gillette, uma das patrocinadoras.
Outro atributo associado ao programa, segundo os anunciantes, é o potencial de repercutir a publicidade nas redes sociais. Para ter uma ideia, os CQCs chegam a tuitar propaganda.
Em merchandising, os humoristas embolsam de 5 a 15% da verba, na maioria dos casos. Essa prática, porém, tem sido cada vez mais questionada no meio.
De um lado, as atrações do programa tentam transmitir a imagem da comédia feita com uma visão crítica do mundo. Nesse aspecto, o "CQC" se diferencia de qualquer outro humorístico, propondo-se desmascarar as mazelas da classe política.
"A questão é o rabo preso. Acho extremamente contraditório o artista posar como paladino da cidadania e depois abrir uma lata de refrigerante. A credibilidade vai para o brejo", comenta um famoso comediante, que preferiu não se identificar.
Mas não é a TV a principal fonte de renda dos CQCs. Basta pensar que, nos shows de "stand-up", a média do ingresso é de R$ 30 para um auditório de 400 pessoas, e 80% da bilheteria vai para o bolso dos comediantes.
Danilo é considerado um excelente artista no ofício e costuma se apresentar mais de uma vez por semana. Ele e Rafinha, aliás, são sócios de um bar de "stand-up".
BASTIDORES
O que mais se escuta dentro da equipe é que no "CQC" a piada é o que conta. Em uma inversão da lógica jornalística, o mais importante não é a resposta recebida, e sim a pergunta feita.
Os comediantes costumam dizer que praticam um "jornalismo moleque", mais descompromissado.
A ordem é sempre criar situações de confronto e constrangimento. Isso, quando dá certo, é comemorado.
A pauta do programa é inspirada no noticiário e existe uma preocupação em não soar popularesco.
Na esteira da polêmica da piada de Auschwitz, nenhum dos comediantes do programa procurados pela Folha se dispôs a falar.
A reportagem informa que não utilizou os métodos do "CQC" para se aproximar dos entrevistados.
fonte : portal uol
MORRIS KACHANI
DE SÃO PAULO
SAMIA MAZZUCCO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
É ISSO AÍ! A PODRIDÃO CULTURAL E MORAL INVADE O BRASIL: A/NAL/FA/BET/OS NA PRESIDÊNCIA E NO CONGRESSO, LIVROS DIDÁTICOS QUE DEFENDEM ERROS DE PORTUGUÊS, OR/GIAS NO BBB, BEIJO LÉS/BICO EM NOVELAS, KIT-GAY PARA CRIANÇAS, HUMORISTAS PRÓXIMOS DA DEBILIDADE MENTAL, MARCHA DA MA/CO/NHA, MINISTROS MULTIPLICANDO SEU PATRIMÔNIO,...É O ADMIRÁVEL BRASIL NOVO!!!!!!!
ResponderExcluirInventaram algo novo de qualidade sem baixaria já acostumadas pelos brasileiros como mulher de bikini e etc.Piadas bem feitas e colocadas na hora certa para a pessoa certa. Só o Andeolli poderia sair, pois faz matérias como quem quer terminar logo.
ResponderExcluirrafael salvatti
"Os comediantes fabricam"... Eles não fabricam, eles copiam, essa é a verdade, pois o CQC é uma franquia baseada em uma fórmula importada de fora do país. Esses caras são uns canastrões sem talento e sem graça. Aproveitem seus 15 minutos.... depois peguem seus banquinhos e saiam de mansinho, hehe.
ResponderExcluirluciano pita
108 mil por 30s por um lixo desses? é tem um zé povinho que gosta né?o negócio é a gente que não gosta, saber quais são os anunciantes e boicotá-los não comprando seus produtos................vai adiantar, não sei mas.....
ResponderExcluirgilson de jesus
Pois os anunciantes fiquem atentos:a quantidade de publicidade já era insuportável.Com a nítida queda de qualidade,refletida em frases agressivas sem qualquer humor,não gostaria de ver um produto associado a essa galera decadente de tiozinhos sem graça.
ResponderExcluirs.lima
Quem estiver incomodado, que mude de canal. Deveríamos estar mais preocupados com o aumento do patrimônio do Palocci, que aliás é o dinheiro de todo mundo que tá rodando no bolso do cara, do que com o que os apresentadores do cqc ganham.
ResponderExcluirkeila almeida
Que os patrocinadores fiquem mesmo de olho, mesmo porque acho que a audiência do programa tende a cair. Grosseria tem limite...Será que alguém quer ter o seu produto associado a ideias nazistas e racistas? O que me diz a Procter & Gamble?
ResponderExcluirsara besen
a única coisa que concordo com eles é isso...'' fazemos um jornalismo moleque '' e bota moleque nisso...
ResponderExcluireles estaõ descompromissado com todos os telespectadores...
pensam apenas nos valores de salários e merchand
saritha montelle-RJ
LIGEIRINHO DO RÁDIO...
ResponderExcluirAS VEZES PENSO QUE VC É O ÚNICO JORNALISTA BRASILEIRO QUE REALMENTE PÕE A ''BOCA NO TROMBONE''. SUAS MATÉRIAS PRODUZIDAS OU MESMO COMPARTILHADAS TEM SEMPRE A ''SENSIBILIDADE E SENSO CRÍTICO DE UM JORNALISTA DE RESPEITO E ADMIRAÇÃO''. SUAS AÇÕES DENTRO DESTE VEÍCULO( BLOG,SITE,PORTAL E RÁDIO ...) FAZ DE VOCÊ UMA '' VOZ FORTE EM TODO O PAÍS ''. TALVEZ VC NEM SAIBA...MÁS SEU NOME COMEÇA A CIRCULAR NO CENTRO OESTE DO BRASIL...ONDE OUTROS COLEGAS SEUS E MORADORES SE REUNEM NOS FINAIS DE SEMANAS NAS PRAÇAS E DENTRE OUTROS ASSUNTOS ...O SEU BELISSÍMO TRABALHO EM DEFESA DOS DEFICIENTES E IDOSOS...PARABÉNS...SOU SUA ADMIRADORA E FÃ ! SOU JORNALISTA DE POLÍTICA E GESTÃO EMPRESARIAL E RESIDO AQUI NA CIDADE DE CIANORTE NO ESTADO DO PARANÁ. SEU BLOG É MUITO LIDO POR AQUI...E EU,PARTICULARMENTE NÃO SAIO DE CASA ...SEM ACESSA-LO...
PARABENS MESMO...BJOS, MARCIA CRISTINA ALENCAR DE BARROS