9 de ago. de 2013

LUIZA TRAJANO, A DAMA DO VAREJO BRASILEIRO

Uma das mulheres mais poderosas do País, ela conduz um grupo de cerca de 800 lojas e transita com tranquilidade entre clientes que reclamam da torradeira e o Palácio do Planalto Quando recebeu o convite para assumir o Ministério da Micro e Pequena Empresa, Luiza Helena Trajano se aconselhou com pessoas próximas. Uma delas já havia ocupado um importante ministério e disse à amiga: "Só vá para Brasília se garantirem uma boa estrutura de trabalho, que você não ficará em uma salinha com uma equipe de meia dúzia de pessoas". O tempo passou, o convite caiu no esquecimento. Hoje, a julgar pela quase nula representatividade do ministério e pelo sinuoso rumo que o cargo tomou ao ser entregue ao vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, pode-se dizer que a intuição de Luiza Helena, que não se entusiasmou com a proposta de colocar os pés na política, falou mais alto. Aliás, como quase sempre. O instinto e o tino comercial – expressão tirada do tempo em que a menina de 12 anos aproveitava suas férias escolares para ficar no balcão da loja da família – são marcas registradas da mulher que transformou o Magazine Luiza em uma das maiores redes varejistas do País. Luiza Helena é uma empresária à moda antiga – ou, ao menos, faz de tudo para parecê-lo. Mesmo depois de duas décadas no comando da companhia, preserva velhos hábitos, como visitar as lojas e trocar dois dedos de prosa com clientes e funcionários – aos quais pede para ser chamada simplesmente de Luiza. Como dizia Kant, todo o conhecimento começou com intuições. LEIA MAIS : http://ultimosegundo.ig.com.br/os-60-mais-poderosos/luiza-trajano/5202d62f9c9d9af340000008.html

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