Rede de varejo alega que "problemas cadastrais" causaram cancelamento de compras em promoção, mas promete analisar casos; Procon recebeu mais de 100 reclamações.
A loja de compras online da rede Carrefour pode receber uma multa de até 6 milhões de reais por cancelamentos de compras online realizadas em um saldão no dia 1º de janeiro e assim desrespeitar o Código de Defesa do Consumidor, de acordo com o Procon-SP. As informações são do jornal Estado de S.Paulo.
A promoção de começo de ano do estabelecimento oferecia descontos de até 50% nos produtos, mas muitos compradores reclamam que a loja alegou “problemas cadastrais” para desfazer as compras. De acordo com o Procon, até ontem, 5/1, mais de 100 consumidores haviam reclamado da situação.
Em entrevista para o IDG Now!, o diretor executivo em exercício do Procon-SP, Carlos Coscarelli, afirmou que apenas “a falta de pagamento pode cancelar a compra”. Além disso, o profissional lembra que os dados de cadastro devem ser checados pelo estabelecimento antes da finalização da compra.
Segundo o especialista, se a loja não cumprir a oferta, em até 10 dias úteis a partir da notificação do Procon, terá de pagar a multa que pode chegar até 6 milhões de reais e realizar o "cumprimento forçado" das ofertas anunciadas - o valor da multa é calculado com base no porte econômico da empresa e na gravidade da infração cometida. Outras empresas já tiveram de pagar o valor total de 6 milhões de reais anteriormente, de acordo com Coscarelli.
Em resposta, o Carrefour diz que ocorreu um problema nas vendas aprovadas no primeiro dia deste ano. Isso teria provocado o cancelamento automático de determinados pedidos. No entanto, a empresa afirma que irá analisar os casos separadamente e entrar em contato com os consumidores no decorrer das próximas semanas.
O administrador de fazendas Jonatas Costa Martins, 41, foi um dos prejudicados. Em entrevista ao UOL Tecnologia, ele disse ter adquirido 11 itens – alguns com cartão de crédito e outros com boleto bancário --, sendo que somente os quatro de menor valor foram aprovados. Os e-mails que informavam sobre o cancelamento só foram recebidos no dia seguinte.
Problemas com cadastro apenas na promoção
Vários consumidores também reclamaram sobre o ocorrido no site Reclame Aqui. Um deles, chamado Marcos, diz ter feito outras compras no dia seguinte a promoção, mas ressalta que apenas o negócio feito no dia do saldão, com descontos de até 50% segundo a loja, foi desfeita pelo Carrefour por “problemas cadastrais”. Para o consumidor, a companhia agiu de “má-fé” ao cancelar justamente a sua compra na promoção.
Em resposta ao cliente, a loja afirmou que “em geral, a não aprovação está relacionada a divergência nos dados cadastrais e/ou dificuldade de contato com o telefone de cadastro para confirmar a compra. Os estoques são limitados e os valores não se aplicam à nossa rede de lojas físicas podendo sofrer alterações sem aviso prévio.” Por fim, o Carrefour diz ter entrado em contato com o cliente para prestar os “esclarecimentos pertinentes”. No entanto, o consumidor continua reclamando da loja no site.
FONTE ;
Por Da Redação
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