Paulo Renato Costa Souza nasceu em (Porto Alegre, 10 de setembro de 1945 - São Roque, foi um economista e político brasileiro.
Paulo Renato Souza ocupou numerosos cargos públicos e executivos no Brasil e no exterior, incluindo o de gerente de Operações do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington, o de secretário da Educação do estado de São Paulo (1984–86) no governo Franco Montoro e o de reitor da Universidade Estadual de Campinas (1987–91) durante o governo Quércia.
Durante os anos 1970 serviu à Organização Internacional do Trabalho (OIT) como diretor-associado do Programa Regional do Emprego para a América Latina e o Caribe, e outras agências da ONU. É formado em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, obteve o seu mestrado na Universidade do Chile e o doutorado na Unicamp – na qual também tornou-se professor-titular de economia.
Foi um dos fundadores do PSDB em 1988, e foi o ministro da Educação durante o governo Fernando Henrique Cardoso de 1 de janeiro de 1995 a 31 de dezembro de 2002. Dentre as suas maiores realizações à frente do ministério da Educação, estão a Universalização do acesso no Ensino Fundamental, o ENEM e o SAEB.
Em 2006 foi eleito deputado federal pelo PSDB paulista. No dia 27 de março de 2009 licenciou-se do mandato de deputado federal para assumir a secretaria de Educação do estado de São Paulo no governo José Serra (PSDB), substituindo Maria Helena Guimarães de Castro.
Em 16 de dezembro de 2010, pediu demissão do cargo de Secretário da Educação de São Paulo com a justificativa da demora do até então governador eleito Geraldo Alckmin definir o nome do secretário de tal pasta , já que o nome dele, segundo boatos, estaria sendo cotado pela permanência da secretaria.
Em seu lugar, entrou o secretário-adjunto de Paulo Renato Fernando Padula, que permaneceu apenas 2 semanas no comando até Alckmin ser empossado governador do Estado e o novo Secretário da Educação assumir a pasta, que é Herman Voorwald.
Paulo Renato também fez parte do Conselho Consultivo da Fundação Santillana , uma instituição espanhola com atuação também na América Latina.
Faleceu no final da noite deste sábado ,devido a infarto fulminante enquanto descansava, durante o feriado de Corpus Christi, na cidade de São Roque, interior de São Paulo. Estava em um hotel quando começou a passar mal. Foi levado as pressas ao Hospital Unimed no Bairro de Lourdes em São Roque mas chegou já morto.
Referências;
google
Nenhum comentário:
Postar um comentário
contato : (11) 95197.2464
email : edsonxavier.radio@globo.com