Em entrevista a VEJA, a atriz, uma das mais importantes e longevas da televisão nacional, conta que vai reforçar o seriado global neste ano e critica a interferência dos patrocinadores no rumo das novelas
Beatriz Souza
A novela Araguaia acabou, mas a atriz Laura Cardoso não ficará distante da TV. Ela já está escalada para reforçar o elenco do seriado global A Grande Família, que no ano passado perdeu a personagem Marilda (Andrea Beltrão, hoje em Tapas e Beijos). Laura dará vida a uma divertida tia de Lineu (Marco Nanini), que passará meses junto ao sobrinho e seus complicados parentes. A atriz deve estrear dentro de um mês, após merecidas férias do Projac, a sede de estúdios da Rede Globo.
Aos 83 anos de idade, 68 deles dedicados à dramaturgia – ela começou aos 15 no rádio e estreou na TV junto com a própria mídia –, Laura Cardoso é uma das principais atrizes da televisão brasileira, embora nunca tenha integrado o primeiro escalão global, como Marília Pêra e Fernanda Montenegro. No final do ano passado, na gravação de uma cena de Araguaia, ela chegou a emocionar os colegas de elenco com sua atuação.
É com o gabarito de quem conhece o ofício e a televisão a fundo que Laura critica a influência exercida hoje pelos patrocinadores sobre as produções dramatúrgicas. Para a atriz, os anunciantes interferem demais no conteúdo dos folhetins – o recente caso de Passione, em que o segredo do personagem Gerson (Marcello Antony) se revelou chinfrim para preservar a marca da patrocinadora Goodyear, seria prova disso.
Laura também faz uma aposta surpreendente em Reynaldo Gianecchini, para ela um dos nomes promissores da nova geração. Confira abaixo a entrevista da atriz ao site de VEJA.
Como a senhora enxerga a produção de telenovelas no Brasil hoje? Eu acho que o trabalho técnico e o nível dos profissionais é de primeira qualidade. Na parte de texto, que é o mais importante em uma novela, não vejo grandes dificuldades. Há um certo processo industrial de produção, é verdade, mas não é por isso que as novelas perdem a qualidade. O grande problema que há é comercial, ligado ao patrocinador. Quando comecei a fazer novela, não havia tanta preocupação com a parte comercial, de inserção de anúncios e merchandising nas novelas, como é hoje. Os patrocinadores estão muito presentes dentro das tramas e têm uma opinião muito forte e decisiva sobre o que vai ser veiculado. Eu tenho a impressão de que eles podem opinar sobre o que quiserem, que têm grande poder (sobre os folhetins). Isso afeta o lado artístico. Assim como a procura pela audiência, pelo bom desempenho no Ibope.
A solução seria reduzir o número de patrocinadores? É difícil fazer só arte pura. Como a TV pode sobreviver sem patrocínio? O ideal é nós, atores, tentarmos fazer bem o nosso trabalho, sem pensar no comercial.
Na sua opinião, por que as novelas estão perdendo audiência? Por causa da maior concorrência entre as emissoras. Antes, não havia uma porção de coisas pra você escolher, acho que agora você pode mudar de canal quando quiser. A qualidade é muito boa em todos os canais que procuram fazer o melhor.
Cordel Encantado, a nova novela das seis, traz um novo formato, de apenas três meses de duração. Como a senhora enxerga essa tentativa de fazer novelas mais curtas? Essa parece ser uma tendência. As novelas hoje já são mais curtas do que no passado. Antes, elas eram mais longas. Eu acho uma coisa boa. As novelas não deveriam ser nem curtas nem longas demais. Cordel Encantado me parece que vai fazer uma carreira bonita.
Fala-se muito na dificuldade de renovação do elenco. A senhora vê novos nomes surgindo? Eu gosto muito do Bruno Gagliasso e da Cléo Pires. O Reynaldo Gianecchini fez um trabalho bonito na novela anterior, Passione, do Silvio de Abreu.
A senhora é uma atriz principalmente de TV. Depois de Araguaia, há uma nova novela em vista? Eu vou fazer uma temporada no seriado A Grande Família, por alguns meses, como uma tia do Lineu, que vai passar um tempo com o sobrinho e a sua família. Vai ser um papel engraçado. Acabei de conversar com o diretor Luís Felipe Sá a respeito, ainda não tenho maiores informações, mas saio de férias agora e devo estrear na série daqui a um mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
contato : (11) 95197.2464
email : edsonxavier.radio@globo.com