6 de jan. de 2011

DRA LINAMARA RIZZO BATISTELLA TOMA POSSE COMO SECRETÁRIA DE ESTADO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


Doutora Linamara Rizzo Battistella toma posse como Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência


Geraldo Alckmin tomou posse como Governador do Estado de São Paulo na manhã do primeiro dia do ano de 2011. Na ocasião, os 26 secretários de estado foram empossados, entre os quais a Doutora Linamara Rizzo Battistella, que recebe nomeação para sua segunda gestão para a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Governador e Secretários assinaram o termo de posse. Alckmin discursou, recebeu as honras militares e passou as tropas em revista na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Logo depois, se dirigiu ao Palácio dos Bandeirantes para a transmissão de cargo. O evento na sede do Governo contou com a presença de autoridades, prefeitos dos municípios paulistas e cerca de 2.500 pessoas.

"Assumo o governo em nome das pessoas deste Estado, e é para elas, em especial para as mais humildes, que vou trabalhar intensamente, devolvendo, em boas práticas de governo, a confiança que depositaram em mim", disse o governador Geraldo Alckmin após ser empossado no cargo. Eleito no primeiro turno das eleições realizadas em 2010, o médico Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho se tornou o 23º governador do Estado de São Paulo. Ele teve 11.519.314 votos.

No Palácio dos Bandeirantes, Geraldo Alckmin foi recebido por Alberto Goldman, que deixa o cargo. Em seu discurso, Goldman destacou as boas condições que o governador eleito receberá o Estado para o exercício do mandato. Já Alckmin declarou que se apresenta para o cargo "como mais um dos incansáveis trabalhadores paulistas" e que desde já acolherá e ouvirá a todos.

Na solenidade no Palácio dos Bandeirantes, além de Geraldo e a esposa Lu Alckmin, o vice-governador Guilherme Afif e sua esposa Silvia Domingos também tomaram seus lugares à mesa do auditório, que contou ainda com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz, e do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Antonio Carlos Viana Santos.

Secretariado

A fim de aprimorar o trabalho desenvolvido pelo governo, Alckmin desmembrou duas pastas da atual gestão em quatro. Turismo foi separado de Esporte e Lazer, assim como Energia foi desvinculada de Saneamento e Recursos Hídricos. Alckmin também criou a pasta de Desenvolvimento Metropolitano. Três pastas foram extintas pelo novo governador: Relações Institucionais, Ensino Superior e Comunicação, esta última se torna Coordenadoria. Assim que anunciou a composição do secretariado, Alckmin destacou que a formação do time foi pautada pela ética, competência e unidade. "Procuramos os melhores nomes que pudemos. Pessoas com enorme experiência de vida nas suas respectivas áreas. É um time preparado para não perdermos tempo", disse.

Entre os presentes à posse do Secretariado no Palácio dos Bandeirantes estava o empresário Roberto Rodrigues Rios. Ele é paraplégico e acompanha o trabalho da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência desde sua criação, em 2008. "Ao reconduzir ao cargo de secretária, a Dra. Linamara, foi uma das atitudes mais maravilhosas do Geraldo Alckmin com relação a questão da pessoa com deficiência no estado de São Paulo. Ela está lá não por questões políticas mas por competência, ela é envolvida com essa causa, desde o início da Secretaria e mesmo antes, no IMREA (Instituto de Medicina Física e Reabilitação, antiga DMR, dirigida pela Secretária por mais de 20 anos) e no Hospital das Clínicas. Não teria um nome melhor para dar continuidade a este trabalho", ressalta.

Para a Secretária Dra. Linamara sua recondução ao cargo é a oportunidade de fortalecer os programas já desenvolvidos e ampliar as possibilidades de atenção às pessoas com deficiência em todas as áreas: educação, cultura, saúde, lazer, esporte, trabalho, etc. "Não esperava ser reconduzida, atendi ao apelo do Dr. Geraldo e entendi que ainda era importante a minha presença. Ficamos mais um pouco".

Veja abaixo os secretários de Estado escolhidos pelo governador Geraldo Alckmin:

Casa Civil - Sidney Beraldo
Formado em administração de Empresas e pós-graduado em Gestão Empresarial. Iniciou a vida pública como vereador (1977-82) e prefeito de São João da Boa Vista (1983/88). Em 1994, elegeu-se deputado estadual pelo PSDB, cargo para o qual foi reeleito em 1998, 2002 e 2006. Foi presidente da Assembleia Legislativa (2003/2005), eleito por unanimidade. De janeiro de 2007 a abril de 2010, foi Secretário Estadual de Gestão Pública. Desligou-se do cargo para assumir a coordenação-geral da campanha de Geraldo Alckmin ao governo do Estado.

Casa Militar - Coronel Admir Gervásio
Bacharel em Ciências Jurídicas, ingressou na Polícia Militar em setembro de 1975. Foi comandante do policiamento na zona norte na capital paulista e exerceu também o cargo de comandante do Policiamento Metropolitano de São Paulo. Desde maio de 2010, desempenha a função de corregedor da PM.

Direitos da Pessoa com Deficiência - Linamara Rizzo Battistella
Atual titular da secretaria, foi diretora do Instituto de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IMREA) por mais de 20 anos, antes de ser nomeada Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em 2008. É médica fisiatra e professora da Faculdade de Medicina da USP. Possui Doutorado e Livre Docência em Fisiatria.

Saúde - Giovanni Guido Cerri
Atual diretor da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), cargo que já exerceu entre 2002 e 2006, é também atual presidente dos Conselhos Diretores do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e do Instituto de Radiologia do HC. Presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas. Médico radiologista, possui Doutorado e Livre Docência pela FMUSP e é professor titular da instituição.

Desenvolvimento - Guilherme Afif Domingos
É o vice-governador eleito na chapa de Geraldo Alckmin. Presidiu a Associação Comercial de São Paulo duas vezes e foi deputado federal constituinte. Formado em administração de empresas pela Faculdade de Economia do Colégio São Luís, presidiu o Banco de Desenvolvimento do Estado de São Paulo (Badesp) em 1976, e foi presidente do conselho do SEBRAE em 1995. Foi secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho (2007-2010).

Transporte e Logística - Saulo de Castro Abreu Filho
Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), atuou como professor na mesma universidade. Depois de assumir várias comarcas em cidades do interior e da Grande São Paulo, passou a titular do 1º Tribunal do Júri da Capital. Foi Corregedor Geral da Administração do Governo do Estado de São Paulo (1995-2000), presidente da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem), atual Fundação Casa (2001), e Secretário da Segurança Pública (2002-2006).

Transportes Metropolitanos - Jurandir Fernandes
É formado em engenharia pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e mestre e doutor em engenharia elétrica pela Unicamp. Entre 1993 e 1996, foi Secretário dos Transportes de Campinas e em 1999 foi diretor de planejamento da Dersa. Na gestão Alckmin, entre 2001 e 2006, foi o secretário estadual de Transportes Metropolitanos. Foi presidente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) entre 2001 e 2005. Entre 2007 e 2009, foi presidente da Emplasa (Empresa Metropolitana de Planejamento).

Fazenda - Andrea Sandro Calabi
Foi secretário de Economia e Planejamento na gestão Alckmin (2003-2005), presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (1999-2000) e do Banco do Brasil (1999). Foi chefe da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda e secretário-executivo do Ministério do Planejamento. PhD em Economia na Universidade da Califórnia. É formado em economia pela FEA-USP e concluiu mestrado em economia pelo IPE-USP.

Procuradoria Geral do Estado - Elival da Silva Ramos
Chefiou a Procuradoria Geral do Estado entre 2001 e 2006 durante as gestões Alckmin e Lembo. É bacharel, mestre, doutor e livre-docente em direito pela Universidade de São Paulo, onde atua como professor titular de direito constitucional. Também leciona em cursos de especialização da Escola Superior do Ministério Público, da Escola Paulista de Magistratura, da Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado e da Escola Superior de Direito Constitucional.

Planejamento - Emanuel Fernandes
Foi secretário de Habitação na gestão Alckmin entre 2005 e 2006. Foi deputado federal reeleito em São Paulo. Foi prefeito de São José dos Campos, no Vale do Paraíba entre 1997 e 2000 e entre 2001 e 2004. É formado em engenharia aeronáutica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica, fez mestrado em análise de sistemas e é funcionário do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Administração Penitenciária - Lourival Gomes
Bacharel em Direito, dirige a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Ele foi secretário adjunto da mesma pasta desde 2006. Também foi integrante da Coordenadoria dos Estabelecimentos Penitenciários do Estado (Coespe) entre 1993 e 2000 e foi diretor da Casa de Detenção Professor Flamínio Fávero. Participou do Conselho Penitenciário do Estado e do Conselho Estadual de Política Criminal e Penitenciária.

Segurança Pública - Antônio Ferreira Pinto
Procurador de Justiça, dirige a Secretaria da Segurança Pública. Ele começou a carreira no serviço público em 1964 como policial militar em Bauru, no interior de São Paulo, promotor de justiça na área criminal, e secretário adjunto da Secretaria da Administração Penitenciária, de abril de 1993 a julho de 1995. Em 1998, foi promovido a Procurador de Justiça.

Justiça - Eloisa de Souza Arruda
Procuradora de Justiça, é diretora da Escola Superior do Ministério Público (ESMP). Foi promotora do Tribunal Penal Especial de Timor Leste. Graduada em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é mestre e doutora em direito penal pela mesma instituição. Ingressou no Ministério Público em 1985.

Educação - Herman Jacobus Cornelis Voorwald
Nascido em Rio Claro, reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) desde janeiro de 2009. Professor titular do Departamento de Materiais e Tecnologia da Unesp, ele é membro do Conselho Superior da Fapesp. Concluiu o mestrado no ITA, o doutorado na Unicamp e o pós-doutorado na Bélgica.

Habitação - Silvio Torres
Nascido em São José do Rio Pardo, é empresário e formado em ciências sociais e jornalismo. Foi prefeito de Rio Pardo entre 1983 e 1988, deputado estadual e quatro vezes deputado federal. Também presidiu o PSDB em São Paulo entre 1995 e 1996.

Emprego e Relações do Trabalho - Davi Zaia
Deputado estadual reeleito para um segundo mandato, Zaia é formado em Filosofia pela PUC-Campinas e possui especialização em Economia do Trabalho pela Unicamp. Foi presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas, da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Em 1992, foi presidente do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Meio Ambiente - Bruno Covas
Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2006, com apenas 26 anos. Em 2010, reelegeu-se para o carg, tornando-se o deputado mais bem votado no Estado de São Paulo. É membro efetivo da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa. Atualmente, é presidente nacional da Juventude do PSDB. Natural de Santos, cidade de seu avô Mario Covas, é advogado formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP) e economista pela PUC-SP.

Turismo - Márcio França
Natural de Santos, foi prefeito da cidade de São Vicente por dois mandatos consecutivos (1997/2004). Em 2006, foi eleito pela primeira vez para o cargo de deputado federal e, logo em seguida, assumiu a liderança do PSB na Câmara dos Deputados. Em 2010, foi reeleito deputado federal. É formado em Direito pela Universidade Católica de Santos.

Saneamento e Recursos Hídricos - Edson Giriboni
Edson Giriboni foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2006 e reeleito em 2010. Atualmente, é vice-presidente da Comissão de Finanças e Orçamento. Foi vice-prefeito de Itapetininga por dois mandatos (1989-1992/2001-2004 - PV) e engenheiro da Ferrovia Paulista S/A (Fepasa) entre 1977 e 1999, sendo superintendente entre 1994 e 1999. É formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP e Administração de Empresas pela Associação de Ensino de Itapetininga, cidade onde nasceu.

Cultura - Andrea Matarazzo
É administrador de empresas. No setor público, ocupou o cargo de secretário de Coordenação das Subprefeituras de São Paulo entre 2007 e 2009. Foi subprefeito da Sé (2005/2007) e secretário municipal de Serviços de 2005 a 2006. Exerceu o cargo de embaixador do Brasil na Itália (2001/2002) e ministro-chefe da Secretaria de Comunicação de Governo da Presidência da República (1999/2001). Já ocupou, entre outros, o cargo de secretário de Energia do governo do estado de São Paulo (1998).

Esportes - Jorge Pagura
Médico especialista em neurocirurgia, concluiu o doutorado na Escola Paulista de Medicina (Unifesp). Desde 1990 é professor titular de neurologia e neurocirurgia da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC. Entre 1998 e 2000, foi secretário da Saúde da prefeitura da capital. Em 2010, foi nomeado diretor de assuntos médicos da Federação Paulista de Futebol. Chefiou delegações brasileiras de pólo aquático em diversas competições internacionais.

Assistência e Desenvolvimento Social - Paulo Alexandre Barbosa
Deputado estadual reeleito em 2010, sendo o segundo mais votado no estado. Foi secretário-adjunto da Secretaria da Educação na gestão Geraldo Alckmin, quando foi responsável pela implantação do Programa Escola da Família. Natural de Santos, é formado em direito pela Universidade Metropolitana de Santos. Foi assessor na Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer e, em 2002, ocupou o posto de assessor especial do secretário estadual da Educação.

Desenvolvimento e Gestão Metropolitana - Edson Aparecido
Deputado federal reeleito em 2010, é formado em história pela PUC-SP. Nascido na Zona Leste da capital, iniciou sua vida política na década de 70 no movimento estudantil. Exerceu mandato de deputado estadual por duas legislaturas (1998/2006), quando foi líder do governo na gestão Geraldo Alckmin. É um dos fundadores do PSDB. Foi assessor do ministro Sérgio Motta. Atuou na coordenação das campanhas de Mario Covas, Geraldo Alckmin e José Serra.

Agricultura - João Sampaio Filho
Atual secretário, é formado em economia pela Faculdade Álvares Penteado (Faap). Foi presidente da Sociedade Rural Brasileira, entre 2002 e 2007. Presidente da Comissão Nacional da Borracha da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) entre os anos 1996 e 2002; vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo; vice-presidente da Associação Paulista dos Produtores de Borracha e conselheiro da Associação Brasileira do Agronegócio de Ribeirão Preto.

Energia - José Aníbal
Deputado federal reeleito em 2010 para o quinto mandato, foi líder do PSDB da Câmara dos Deputados quatro vezes, presidente nacional do PSDB e presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal. Também foi vereador e líder do governo na Câmara Municipal. Foi secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico nos governos Mario Covas e Geraldo Alckmin. Foi coordenador do programa de governo de Alckmin. É economista, formado pela Sorbonne, na França.

Gestão Pública - Júlio Semeghini
Engenheiro formado pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), atua no setor de informática e telecomunicações há mais de 25 anos. Deputado federal, foi reeleito este ano para seu quarto mandato. Ocupou a presidência da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) na gestão Mario Covas. Também presidiu a Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


contato : (11) 95197.2464
email : edsonxavier.radio@globo.com