

Na entrevista com Edson Xavier, a atriz, que interpreta a personagem disléxica "Clarissa" na novela "Duas Caras", fala sobre seu aprendizado sobre o tema e discute a questão da deficiência.Comentário SACI:
"Fico orgulhosa e emocionada em saber que a dislexia não é uma incapacidade, e sim uma dificuldade que poderá ser vencida!" (Frase da atriz Bárbara Borges, da Rede Globo, em entrevista ao Repórter SACI Voluntário, Edson Xavier)
Edson Xavier ( entrevista ; 18/10/2007 (publicada)
Através da Associação Brasileira de Jornais (sucursal-RJ) e de alguns colegas que atuam no complexo Projac, conseguimos conversar via telefone em duas etapas, em meio às gravações da novela "Duas Caras", exibida pela Rede Globo, com a jovem e talentosa atriz Bárbara Borges
A entrevista segue abaixo:
Repórter SACI Voluntário - Alô! “Clarissa”? Como vai?
Bárbara Borges - (risos) Oi, Edson! Tudo bom? Desculpe fazer esperar... estava, aliás estou, em meio às gravações!
Repórter SACI Voluntário - Inicialmente, gostaria de agradecê-la pela oportunidade deste bate-papo, e registrar a importância da sua nova personagem, a Clarissa, que certamente marcará seu currículo artístico tão bem sucedido através do seu profissionalismo, e sobretudo pela simpatia com todos que a cercam...
Bárbara - Ah, obrigada
Repórter SACI Voluntário - Fale um pouco da Clarissa, que tem dislexia.
Bárbara - Pois é, quando o Aguinaldo [Silva] me telefonou e fez o convite para a nova novela, e disse sobre a personagem... achei que seria um novo desafio, e por confiar no autor que me lançou para as novelas, achei por bem me dedicar ainda mais para conhecer o universo das pessoas com dislexia.
Repórter SACI Voluntário - Soube que você recorreu a livros e documentários para ter conhecimento mais claro do que seria a dislexia! É verdade?
Bárbara - Sim, na verdade nem sabia o que era dislexia! muito menos que era um distúrbio!
Repórter SACI Voluntário - Este papel, em sua terceira novela exibida pela Rede.Globo, você considera o mais importante?
Bárbara - Sem menosprezar os trabalhos anteriores... acho que sim!
Repórter SACI Voluntário - O que você entende sobre dislexia?
Bárbara - É um distúrbio que atinge o sistema nervoso e acaba prejudicando a compreensão do que se escreve e lê! O leigo, ao se deparar com uma pessoa com dislexia, poderá julgar que esta pessoa possa "escrever errado", não ter freqüentado escola, ou ser simplesmente "semi-analfabeto". Queria dizer que, quanto mais eu leio sobre o assunto e converso com pessoas com dislexia, fico interessada em me aprofundar mais sobre o tema. Modéstia à parte, estou pronta para o ínicio da estrada da compreensão. as barreiras que uma pessoa com dislexia enfrenta na sociedade, enfim... estou emocionada e super feliz com a personagem "Clarissa"!
Repórter SACI Voluntário - Estamos no mês de agosto e a novela, segundo informações extra-oficiais, entrará no ar em primeiro de outubro [a entrevista foi realizada parte no mês de agosto, parte no mês de setembro]. O que o público, o telespectador, e principalmente os fãs da Bárbara Borges poderão esperar para, digamos, "segurá-los na poltrona", como diria o personagem "Didi", do Renato Aragão?
Bárbara - Não posso responder pela empresa Rede Globo, da qual faço parte com muito orgulho sob contrato de "obras". Porém, a confiança no nome "Aguinaldo Silva" e no elenco de atores e atrizes super experientes, como Tarcísio Meira, Renata Sorrah, Suzana Vieira, Otávio Augusto, Antonio Fagundes, Stênio Garcia, etc., etc., nos traz muita confiança; e o núcleo ao qual pertencem a "Clarissa" e sua família tem uma história linda e emocionante... Por exemplo, a relação de amor incondicional de sua mãe, interpretada pela minha mestra Renata Sorrah, e claro, a luta e os desafios da discriminação.
Repórter SACI Voluntário - O universo das pessoas com deficiência no nosso planeta é assustador. No Brasil, ainda podemos de certa forma "comemorar" a considerável quantidade de leis em apoio e proteção a essas milhares de pessoas. No entanto, às vezes, dá-se a nítida impressão que a "não divulgação" destas leis é "mais importante" para determinados setores do governo e da própria sociedade, que costumeiramente não cobra seus direitos... Qual a sua opinião sobre isso?
Bárbara - Percebo que existe pouco assunto ou quase nenhum nos jornais aqui do rio. No segmento de livros, [a abordagem] é mais abrangente. A mídia precisaria divulgar mais sobre a vida e o cotidiano das pessoas com deficiência. Afinal, são seres como eu e você!
Repórter SACI Voluntário - Como sabe, sou de São Paulo (capital) e resido na cidade de Jacareí (SP), região do Vale [do Paraíba], caminho do Rio de Janeiro, e aqui na questão mídia temos um problema sério: o jornal de maior repercussão e abrangência, chamado "Valeparaibano", não publica absolutamente nada [a respeito do tema da deficiência]. Ou seja, quem tem o poder da informação nas mãos esquece a responsabilidade social: são atrasados nas idéias e promovem os “descaminhos” da informação...
Bárbara - Ainda bem que temos as novelas que promovem os temas, e você, que luta tantos anos no rádio falando sobre o assunto e escrevendo na Rede SACI!
Repórter SACI Voluntário - Bárbara, nas gravações da novela "Duas Caras", você tem se emocionado muito e por várias vezes chorado! O elenco que contracena com você fica impressionado com sua entrega à personagem "Clarissa", e claro, tem colaborado bastante. para quem conhece o seu jeito doce, sempre simpática com todos. Fica díficil deixar de ajudá-la! Você sempre é assim?
Bárbara - (risos) Tenho problemas como todo mundo, mas faço algo comum quando estou trabalhando: procuro esquecer de tudo e me entregar totalmente ao que estou fazendo. O resultado final é sempre satisfatório!
Repórter SACI Voluntário - Querida Bárbara! Eu, em nome de toda a Rede SACI, gostaria mais uma vez de registrar nossos sinceros agradecimentos pelo bate-papo que acabou se transformando em uma entrevista... Tenho a mais absoluta certeza do seu engrandecimento nesta personagem, que certamente abrirá outras portas no cenário artístico! Fiquei impressionado com sua delicadeza, simpatia e educação para conosco, e mesmo com inúmeros afazeres, encontrou um "espacinho" para falar com a gente!
Repórter SACI Voluntário - Querida Bárbara! Eu, em nome de toda a Rede SACI, gostaria mais uma vez de registrar nossos sinceros agradecimentos pelo bate-papo que acabou se transformando em uma entrevista... Tenho a mais absoluta certeza do seu engrandecimento nesta personagem, que certamente abrirá outras portas no cenário artístico! Fiquei impressionado com sua delicadeza, simpatia e educação para conosco, e mesmo com inúmeros afazeres, encontrou um "espacinho" para falar com a gente!
Bárbara - Imagina! Muito obrigada, querido, e que Deus abençoe este seu trabalho tão lindo! Peço desculpas por não poder dispor de mais tempo! Beijos!
Repórter SACI Voluntário - Mande nosso carinho à Renata Sorrah, que em 87 tive o prazer e a oportunidade de conhecer e trocar algumas idéias, e feliz por ela participar da novela “Duas Caras” fazendo o papel de sua mãe!
Registro: a jovem atriz Bárbara Borges participa atualmente de sua terceira novela na Rede Globo de Televisão. Teve também participação no núcleo da “Malhação”.
Novela “Duas Caras”: segunda a sábado, às 21h00
Edson Xavier, Repórter SACI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
contato : (11) 95197.2464
email : edsonxavier.radio@globo.com